Mídia Paga: como, por que e em quais canais investir
- Otmize Hub
- 28 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de fev. de 2024

Seja por meio de mídia paga ou do alcance orgânico, o inbound marketing, ou como é chamado em português, o marketing de atração, é uma das principais estratégias de marketing digital e possui como objetivo explorar os canais de comunicação, como os mecanismos de busca, blogs ou redes sociais, para fazer um produto ou serviço ser encontrado.
Contudo, o inbound marketing pode ser complexo, pois é composto por uma série de técnicas que compõem uma estratégia macro de marketing, tendo para cada uma delas, objetivos diferentes e isolados - podendo variar de acordo com cada persona, fase do negócio, canal ou plataforma a serem utilizados.
Isso não poderia ser diferente quando falamos especificamente dos anúncios digitais, parte do composto de marketing que certamente requer conhecimento prévio para maior assertividade de campanhas e melhor aproveitamento de verba.
Acompanhe, a seguir, mais sobre como, por que e em quais canais investir quando o tema é mídia paga!
Por que investir em mídia paga?
Como citamos inicialmente, no inbound marketing os potenciais clientes são atraídos e direcionados a um fluxo de relacionamento, a fim de prepará-los para uma tomada de decisão consciente e qualificada, e a estratégia de mídia paga colabora diretamente para acelerar e melhorar resultados.
A mídia paga dentro das técnicas de inbound marketing, é fundamental para compor uma das principais frentes de atuação de um bom planejamento de marketing, afinal, usar anúncios digitais facilita o encontro do produto ou serviço nas principais plataformas.
Seja com o objetivo de gerar mais tráfego para o site, leads ou vendas, contar com o apoio da mídia paga é, sem dúvida, sinônimo de potencializar resultados, pois diante do baixo alcance orgânico das publicações em redes sociais, citando apenas um exemplo, é necessário fazer com que a estratégia de marketing como um todo não dependa exclusivamente apenas desses canais, ou ainda, isoladamente das técnicas de SEO ou da produção de conteúdo.
Dessa forma, quando feitos de modo estratégico e investidos nos canais corretos, os anúncios digitais provocam um impacto massivo e significativo nos resultados em um negócio e devem ser contemplados em todo plano de marketing.
Principais plataformas de mídia paga
Em relação às principais plataformas de mídia paga, atualmente podemos subdividir as mesmas em três grandes grupos:
O primeiro são as redes sociais, como Facebook - sim, ele existe ainda e dependendo do público é sinônimo de sucesso - o Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn - inclusive a gigante TikTok já conta com uma plataforma Ads voltada para a criação de conteúdo em vídeo e banners pagos, podendo também ser segmentada de acordo com dados demográficos e comportamento do usuário.
Além das redes sociais, temos um segundo grupo, o time dos buscadores, como Google, Bing e Yahoo.
Por último, mas não menos importantes, o terceiro grupo, as outras plataformas nichadas e que ofertam espaços para os anúncios digitais, como o Waze, Tinder e até aplicativos de idioma como o Duolingo.

Diante de todo esse potencial, dá uma olhada mais abaixo em cada vantagem de atuar com mídia paga e que, de repente, pode ser melhorada para que a sua empresa decole de vez quando o assunto é investir em anúncios digitais.
Principais vantagens dos anúncios digitais
Segmentação assertiva
Se na época áurea da publicidade já se pagava para aparecer na televisão ou rádio, por qual razão seria diferente na web?
Seja com o objetivo de branding, vitrine publicitária, para a massa ou extremamente segmentados, os anúncios digitais têm uma grande vantagem dentro de um plano de mídia paga, pois eles permitem direcionar campanhas de forma assertiva, valorizando o budget disponível para aquele momento do negócio ou campanha de marketing.
Retorno de investimento rápido
De modo a obter retornos mais rápidos e crescer de forma escalada, a mídia paga tem muito valor quando o assunto é mensuração, pois as diversas plataformas, como Google, Instagram, LinkedIn ou TikTok, contam com painéis de visualização de cada ‘centavo’ investido, ou seja, a mídia paga é muito precisa na hora de entregar resultados.
Aumento de visibilidade
Os anúncios patrocinados aumentam diretamente a visibilidade do serviço ou produto e quando bem planejados, eles contribuem diretamente para atrair mais consumidores para o seu negócio.
Para isso, utilizar de técnicas de copywriting e UX writing, passa a ser uma das grandes vantagens competitivas de atuar com os anúncios digitais, que além de atraírem e converterem, fidelizam clientes para a empresa.
A mídia paga aumenta o tráfego do site ou blog
A jornada de compra de cada cliente pode ser diferente e até o seu negócio detectar quem é a persona (ou são as personas), pode levar um certo tempo.
Por isso, para aqueles negócios que querem se fazer vistos na web e a partir disso passar a contar com bom tráfego em seus canais - leia-se ‘ser visto e lido’ - atuar com mídia paga pode ser uma das chaves do sucesso, afinal, quem não é visto, não é lembrado, e para o seu negócio aparecer, é preciso investir.
Os anúncios digitais colaboram para identificar resultados
Ao trabalhar com mídia paga, você passará a ter uma série de amostras e informações. Mediante a essa possibilidade, de contar com dados e gerar conhecimento, a sua empresa consegue automaticamente diagnosticar de forma precisa o público a ser atingido. É quase como ‘1+1=2’, não tem erro!
A correção de campanhas é assertiva
Por falar em diagnóstico, outra super vantagem de investir em mídia paga é a possibilidade de correção rápida de rotas, pois com os anúncios digitais rodando por um mês, como um exemplo, de repente o seu negócio já consegue ter um volume suficiente de dados para analisar. E a mídia digital proporciona essa velocidade.
Que tal contar com a experiência de especialistas em campanhas pagas para gerenciar os anúncios do seu negócio? Acesse o site da Otimze Hub e agende uma reunião conosco!



Comentários